Tendências Tecnológicas


Smartphone
397

O que fazer quando o celular molhar?

Publicado em: 28/10/2014

Compartilhe ou curta este artigo:

Embora os celulares resistentes à água já sejam uma realidade, sua proporção sobre o total continua sendo muito pequena. Por isso, molhar o celular é uma das piores coisas que pode acontecer com o aparelho. Especialmente porque é um dano que, esta relacionado com o mau uso, e não é coberto pela garantia de fabrica. 

 

Um celular molhado não é necessariamente um dispositivo danificado para sempre, porém é necessário ser rápido e seguir alguns passos:

 

1.    A primeira coisa que você deve ter clara é que, ao cair na água, o mais provável é que ele tenha desligado. Não tente ligá-lo, pois poderia ocorrer um curto-circuito.

 

2.    O próximo passo é um dos mais importantes. Cada vez há mais dispositivos que não permitem remover a bateria, mas, se for possível tirar a do seu, tire-a o quanto antes. Assim, você evitará que ocorra algum curto-circuito dentro do telefone.

 

3.    Tire o restante dos componentes, como o cartão SIM ou o cartão de memória e abra todas as ranhuras que o telefone tiver.

 

4.    Somente após realizar esses passos, é que você deve secar o aparelho. Para não danificar o dispositivo neste processo, você não deve secá-lo com papel, para que este não umedeça e possam ficar restos em alguma ranhura. Você também não deve usar um secador, já que os circuitos internos de muitos aparelhos não aguentarão o calor. Por isso, o melhor é fazer a secagem com um pano.

 

5.    Uma vez feito isto, chegou a vez do ingrediente secreto: o arroz. Este cereal é um absorvente e capaz de atrair para si toda a umidade. Por isso, introduza todos os componentes separadamente em um recipiente com arroz cru. O tempo que eles devem permanecer assim oscila de oito horas até dois dias. Mas não tente ligar o telefone antes de 24 horas após tê-lo introduzido no arroz. 

 

Outros truques

 

Outro truque menos convencional é colocar os componentes do dispositivo dentro de um saco e, junto com eles, um sachê antimofo, daqueles que costumam vir quando você compra um casaco ou sapatos.

 

Para terminar, algo muito importante: Se o aparelho for molhado no mar, antes de realizar todos os passos comentados anteriormente, deve-se primeiro molhar o telefone com água morna para eliminar o efeito corrosivo do sal. Não hesite em fazê-lo, pois o aparelho já está molhado.

 

Como evitar todos esses problemas
Confira como a Vivo pode ajudar a proteger tudo o que é importante para você  Clique Aqui »
  Outras noticias na Seção Tendências Tecnológicas

Firefox OS: mais liberdade para os smartphones

O novo sistema operacional, desenvolvido pela Telefónica e pela Mozilla, possui código aberto e roda aplicativos criados na linguagem HTML5. Mais liberdade para seu celular!


Os mais...
Quero um produto Vivo para...
Vídeos e Guias Educativos
Veja mais »
Glossário