Tendências Tecnológicas


Tecnologia
688

Conheça os tipos de redes sociais que existem

Publicado em: 06/06/2014

Compartilhe ou curta este artigo:

As redes sociais propiciam a interação de milhares de pessoas em tempo real a partir de afinidades, similaridades profissionais ou amizade.

 

Na internet as redes sociais oferecem diferentes tipos de serviço dependendo das necessidades e preferências dos usuários. Existem redes para fazer negócios, fazer contato com antigos amigos, paquerar ou buscar o amor por internet, compartilhar informações… Todas elas estão classificadas em dois tipos:

 

  • Redes sociais horizontais: São as mais conhecidas e se baseiam mais nas conexões e relações entre os contatos, dirigindo-se a todo tipo de usuário sem ter uma temática definida nem um fim concreto

 

Alguns exemplos deste tipo de rede social são:

 

  • Facebook: orientado para as vidas pessoais de seus usuários. Permite socializar e manter o usuário conectado com amigos, recuperar contatos perdidos, compartilhar informações como fotos ou vídeos, links a páginas web e preferências, conversar via chat, jogar e comparar suas vitórias com seus amigos, etc.

 

  • Twitter: permite a seus usuários escrever textos de até 140 caracteres que podem ser lidos por qualquer um que tenha acesso a sua página. Utiliza-se para estar mais conectado aos amigos, relacionar-se com personagens públicos, conhecer as últimas notícias, comentar eventos ou notícias, como buscador em tempo real, buscar emprego e como ferramenta comercial.

 

  • Google+: permite compartilhar fotos, informações com os contatos do email do Google e ligações. Além disto, permite realizar vídeo conferências, mostrar uma apresentação ou compartilhar o desktop de seu computador.

 

  • Orkut: permite a seus integrantes manter suas relações existentes e fazer novos amigos, contatos comerciais ou relações mais íntimas.

 

  • Zutagu: permite compartilhar o conhecimento entre internautas. Profissionais de distintas áreas ou pessoas que tenham como passatempo temas concretos poderão acessar a distintas ferramentas que esta rede social põe a seu alcance.

 

  • Redes sociais verticais: dirigidas a um público determinado já que se baseiam em um tema específico. As pessoas buscam estas redes devido a um interesse comum. Podem se dividir em:

 

  • Profissionais: destinadas a gerar relações profissionais entre os usuários.

 

  • LinkedIn: rede social empresarial por excelência, o perfil criado pelos usuários é seu curriculum online. Os usuários estabelecem contato com outros profissionais e empresas permitindo estabelecer novas relações comerciais, buscar emprego ou fazer parte de grupos de discussão.

 

  • De ócio: seu objetivo é reunir pessoas que desenvolvem atividades de ócio (hobby), esportes, videogames, etc.

 

  • YouTube: é a plataforma mais conhecida para compartilhar vídeos. Conta com canais institucionais e se organizam eventos em streaming.

 

  • Picasa: permite visualizar, organizar e editar fotos digitais.

 

  • Anobii: permite aos amantes dos livros criarem e compartilhar prateleiras virtuais, comparar preços de diferentes lugares, armazenarem referências de livros que querem ler, etc.

 

  • Flickr: permite armazenar, ordenar, buscar, vender e compartilhar fotos e vídeos na internet.

 

  • Instagram: permite compartilhar fotos e aplicar nelas efeitos fotográficos.

 

  • Goodreads: permite aos usuários selecionar livros do catálogo da própria página para criar suas próprias "prateleiras digitais" no seu perfil e listas de leituras.

 

  • Ravelry: rede social para “tecelões” e amantes das fibras e fios em geral.

 

  • Mistas: Oferecem aos usuários e empresas um ambiente para desenvolver atividades profissionais e pessoais.

 

Tanto para estas redes sociais quanto para as demais, você deve estar consciente de que as informações que se compartilha é muito valiosa e pode ser usada com fins maliciosos, assim, tenha cuidado com tudo o que publicar e configure a privacidade de seu perfil.

Como evitar todos esses problemas
Confira como a Vivo pode ajudar a proteger tudo o que é importante para você  Clique Aqui »
  Outras noticias na Seção Tendências Tecnológicas

Internet das Coisas: os objetos adquirem vida

A Internet das Coisas é uma nova tendência tecnológica que está invadindo as casas do mundo inteiro: qualquer objeto do cotidiano pode adquirir certa inteligência ao se conectar à internet.


Os mais...
Quero um produto Vivo para...
Vídeos e Guias Educativos
Veja mais »
Glossário